Dicas
Conheça 10 espécies de árvores que podem ser cultivadas dentro de casa!
Estar rodeado pelo verde dentro de casa pode te ajudar a relaxar, limpar o ar e trazer conforto de modo geral, sendo capaz de melhorar seu humor e reduzir o nível de estresse.
E não é à toa que a conexão com a natureza e o bem-estar são os assuntos do momento quando falamos em decoração e interiores. Mas você sabia que além das tradicionais plantas em vasos e arranjos, é possível transformar os ambientes do seu lar com árvores plantadas em vasos?
Tudo que você precisa é de um espaço na sua casa ou apartamento que receba bastante iluminação natural e possua um teto mais alto, assim a planta vai poder crescer confortavelmente! Agora vamos para algumas das espécies que podem fazer parte do seu jardim interno:
1. Dragoeiro (Dracaena marginata)
Imagem retirada de: https://casa.abril.com.br/jardins-e-hortas/17-arvores-plantas-tropicais-ter-casa/
Podendo chegar a até 3 metros, o dragoeiro é conhecido pelo seu belíssimo tronco entrelaçado. Nos cuidados, a planta precisa de média a alta luz solar indireta, pois suas folhas caem se não receberem sol suficiente.
2. Pinheiro-de-norfolk (Araucaria heterophylla)
Lembrando a árvore de natal, o pinheiro-de-norfolk é na verdade uma planta tropical com folhas macias e delicadas e que precisa de muito sol e solo ácido. São perfeitas para dar um charme especial para móveis ou algum cantinho do ambiente, ficando super bem em vasos.
3. Oliveira (Olea europea)
Imagem retirada de: https://casaclaudia.abril.com.br/bem-estar/as-oliveiras-estao-na-moda-aprenda-como-cuidar/
Perfeita para quem procura espécies com frutos, a oliveira pode ser cultivada dentro de casa tanto com mudas ornamentais quanto frutíferas. Os cuidados são uma boa drenagem, já que ela não gosta de ficar encharcada, e a luz do sol abundante e direta. No caso das frutíferas também é necessário deixá-la para fora de casa nos meses de verão.
4. Dracena (Dracaena fragrans)
Com um ar tropical, ostentando folhas em verde e amarelo e formato que lembra as palmeiras, a Dracena consegue trazer frescor e elegância para qualquer espaço. Sua maior necessidade para ser plantada dentro de casa é receber luz solar indireta ou a meia sombra.
5. Árvore-guarda-chuva (Schefflera amata)
De crescimento rápido, essa árvore combina com os mais diversos ambientes e fica incrível em cestas de madeira. Seus únicos cuidados são receber luz média e rega padrão.
6. Figueira-lira (Ficus lyrata)
Com folhas grandes e nervuras bem marcadas, esta planta original do oeste da África traz bastante presença para o seu lar. Para cultivá-la, o principal é manter a figueira-lima próxima às janelas, pois ela precisa de locais bem iluminados sob sol pleno ou meia sombra.
7. Figueira-comum (Ficus carica)
Imagem retirada de: https://casa.abril.com.br/ambientes/10-arvores-que-voce-pode-cultivar-em-casa/
Ideal para cultivo em ambientes fechados, a figueira-comum dá frutos, além de deixar o cômodo muito mais charmoso e aconchegante. Para ter essa espécie sempre bonita em casa é preciso garantir sol pleno nas suas folhas.
8. Monguba (Pachira aquática)
Imagem retirada de: https://www.lucianacouto.com.br/
Também conhecida como árvore do dinheiro, a Monguba possui um icônico caule retorcido, folhas escuras e é uma opção cheia de personalidade para quem ama ousar. Para cultivá-la é importante manter seu vaso sempre longe das janelas, pois a luz direta pode queimar suas folhas.
9. Laranjeira (Citrus sinensis)
A cara do verão, a laranjeira renova totalmente os ares de qualquer ambiente. Com cores vibrantes e frutos deliciosos, a árvore precisa pegar sol nos ramos para dar frutos, sendo um dos principais cuidados necessários.
10. Karaka (Corynocarpus laevigatus)
Imagem retirada de: https://casa.abril.com.br/ambientes/10-arvores-que-voce-pode-cultivar-em-casa/
Nativa da Nova Zelândia, a Karaka é uma planta delicada e sofisticada apesar do tamanho, dando um ar de beleza e frescor para o lar. Precisa ficar em meia sombra ou sol pleno.
E aí, gostou das dicas? Que tal agora colocar a mão na massa e escolher qual dessas é a perfeita para cultivar no seu lar?
Não esqueça de nos seguir nas nossas redes para mais conteúdos como esse: Facebook, Instagram e Pinterest.
Fonte: Casa Abril.