Decor
Alerta tendência: veja como usar a decoração clássica no seu lar!
Inspirada na arquitetura greco-romana, a decoração clássica esbanja poder e opulência e é perfeita para quem ama interiores imponentes e luxuosos!
Repleta de atemporalidade, a decoração está de volta nas principais tendências do momento, em harmonia com a crescente busca por experiências de luxo dentro de casa, como apontado nas previsões de tendências para 2022.
Por isso, hoje vamos te apresentar as diversas possibilidades de aplicação da decoração clássica em casa, suas principais características e, claro, inspirações de como usá-la no seu lar! Vem conferir:
Arquitetura e decoração clássica
Para começar, antes de pensar na decoração, é legal levar em consideração que existem alguns elementos arquitetônicos bastante representativos deste estilo e que podem ajudar a compor o cenário desejado.
É claro que não é preciso ter essas estruturas obrigatoriamente no seu lar, mas é bom perceber se há um detalhe ou característica já presente no seu imóvel, assim você pode se inspirar para utilizá-los, incorporando o clássico na sua decoração! Confira:
Espaços amplos
Apesar de não ser regra, na decoração clássica ambientes amplos e altos são os mais ideais para comportar o estilo. Isso porque seus móveis e acabamentos costumam ser bem ornamentados e ocupar bastante espaço.
Casa ampla com decoração clássica em condomínio fechado.
Mas, isso não quer dizer que apenas esse tipo de ambiente pode ter decoração clássica, afinal é possível adaptar o estilo para imóveis menores e ainda assim manter totalmente a essência da decoração, conseguindo resultados belíssimos!
Colunas
Por sua inspiração na Grécia e Roma antigas, elementos arquitetônicos como colunas são bastante característicos do estilo. Além da sua referência para a época em que foi inspirado, as colunas possuem uma função visual, pois remetem à grandeza e trazem a sensação de amplitude vertical para o ambiente.
Casa sensacional em frente ao Memorial Ucraniano.
Paleta de cores
Outro detalhe importante na hora de planejar o ambiente é pensar na paleta de cores que irá compor o cenário, tanto nas paredes, quanto nos móveis, pisos, teto e itens decorativos. Aqui vão algumas dicas de como montar a paleta perfeita, levando em consideração as características do clássico:
Tons neutros
Como as tonalidades do estilo costumam ser mais suaves e discretas, a paleta mais recomendada é aquela que leva cores neutras, como branco, bege, creme e variações de cinza.
Ambiente clássico no Edifício Beaumont.
Essa combinação garante ambientes elegantes e harmoniosos, com toda a sofisticação do estilo!
Pontos de destaque
Além das cores neutras, também é possível incluir na decoração clássica algumas cores mais vibrantes para destacar o espaço, aplicando-as em objetos específicos, como um móvel ou um detalhe decorativo. O vermelho, azul, verde e roxo, por exemplo, podem ser usados para causar contraste e impacto no ambiente.
Papel de parede
Outra maneira de usar as tonalidades neutras de uma maneira menos óbvia é por meio de papéis de parede com estampas que remetem ao estilo, como padrões florais e arabescos!
Suíte clássica em casa no Jardim Social.
Casa em condomínio no São Lourenço.
Materiais e acabamentos
Depois de escolher as cores do seu lar, chegou o momento de pensar nos revestimentos e acabamentos presentes nos ambientes e nos móveis.
Lembre-se que na decoração clássica deve-se optar por materiais nobres, por exemplo: as pedras preciosas, o mármore e a madeira maciça, especialmente as com tons escuros, como a madeira do mogno, nogueira, cerejeira ou jacarandá.
Sala de estar com painel de mármore e móveis em madeira escura no São Lourenço.
Mesa com tampo de mármore em apartamento clássico no Castel de Bourbon.
Móveis
E agora que você já pensou em todos os detalhes da estrutura do ambiente, chegou a hora de escolher os móveis que irão ocupar o espaço. Para essa etapa nossas principais dicas são:
Móveis de herança
Nada mais clássico do que um móvel que de fato é antigo e veio até você como herança, não é mesmo? Totalmente possível de integrar na decoração, além de fazer parte do estilo, essa opção também enche a sua casa de história e tradição!
Móveis curvos
Os móveis curvos, com pontas arredondadas e bastante trabalhados são um dos itens mais marcantes da decoração clássica e, claro, não podem faltar em pelo menos um elemento do seu cenário!
Se eles possuírem madeira esculpida e desenhos, melhor ainda!
Sala de estar em cobertura maravilhosa no Batel.
Elementos decorativos
Junto com os móveis, os demais itens decorativos ajudam a dar o “toque final” no estilo clássico.
Agora é hora de colocar a criatividade em prática! Optar por objetos dourados, pratas e metalizados, incluir castiçais e espelhos, e ornamentos abundantes são dicas para compor o ambiente clássico. Além disso, aproveite para investir nas texturas e peças que dão volume ao espaço, como: tapetes, cortinas com bandô, mantas de plush, entre outros.
Cobertura no coração do Batel.
Apartamento repleto de ambientes com decoração clássica no Batel.
Prontinho, com essas dicas a sua casa vai ficar belíssima e arrasar com o estilo clássico! E aí, gostou do blog? Para ter acesso a mais conteúdos como esse, acompanhe nossas redes: Facebook e Instagram.
Até a próxima!
Fontes: Casa Vogue, Fattoria, Urbs e Finger Blog.