Decor
Boiserie: descubra como usar essa tendência
Você já deve ter visto por aí paredes decoradas com molduras, formando diferentes desenhos e trazendo mais profundidade aos ambientes. O que talvez você não saiba é que esse estilo de decoração chama-se boiserie (lê-se boaserrí) e pode ser facilmente adaptado para fazer parte da sua casa.
A tendência mais desejada dos últimos tempos surgiu na França e teve seu auge nos séculos XVII e XVIII, no período em que ficou conhecido como Rococó. De lá pra cá, o movimento mudou e ganhou uma cara mais moderna, sem perder todo o requinte que transmite. E nós? Não resistimos e, definitivamente, nos apaixonamos! 😍
Quer saber quais são as técnicas, materiais e estilos para usá-la? Então confira as dicas que preparamos a seguir:
1. Qual material escolher?
Os boiseries mais comuns são feitos com gesso ou madeira. Além desses, existem as opções em cimento e poliuretano. Esse último se tornou popular por ser aplicado também em ambientes úmidos ou mais quentes, além de ter uma instalação que não gera poeira, como acontece nos modelos mais tradicionais.
2. Contraste na decoração
Optar por esse estilo na decoração de parede traz, naturalmente, um ar clássico e sofisticado para os ambientes. Portanto, se você não quiser deixá-los “datados” ou com um ar vintage, escolha móveis e objetos decorativos com uma pegada mais contemporânea. Cores mais vibrantes e variadas também quebram o ar de seriedade.
3. Medo de ousar?
Quer entrar na tendência do boiserie, mas sem ficar na mesmice? Que tal brincar com variações de formatos, cores e texturas, trazendo diferentes efeitos e noções de profundidade?
As molduras podem seguir linhas retas ou redondas e ainda receber decoração com arabescos. Outra opção criativa é deixar o design monocromático (que é mais comum) de lado e destacar as molduras com cores que contrastam com as das paredes. Se você curte o estilo de decoração industrial, pode escolher o cimento queimado para o seu boiserie, compondo uma atmosfera especialmente moderna.
4. Atenção para a altura do ambiente
No momento de escolher o boiserie ideal para seu ambiente, lembre-se de considerar também a altura do pé-direito do espaço disponível.
Se as molduras estiverem em apenas uma parte da parede, há o risco de criar a impressão de achatamento, ainda mais se também existir uma divisão muito contrastante de cores e materiais. Por outro lado, se o pé-direito for alto ou duplo, vale a pena trazer o boiserie para baixo, criando um clima mais aconchegante e intimista.
Charme e acolhimento: assim é a decoração desta belíssima casa no São Lourenço.
5. Variações não faltam
Não há limites para criar estilos diferentes com os boiseries: eles podem estar presentes apenas na parte inferior ou superior da parede. Se preferir, eles ainda podem abranger toda a sua extensão. É possível usá-los até no teto ou de formas inusitadas, com a função de cabeceira nos quartos, por exemplo.
A suíte deste apartamento no Alto da Glória representa a união perfeita entre clássico e moderno.
Se você já estava por dentro da tendência dos boiseries, certamente se inspirou com essas opções que podem facilmente fazer parte do seu lar. Se ainda não conhecia essa decoração, por que não dar uma chance? 🙂
Gostou das dicas de hoje? Não deixe também de seguir a J8 Imóveis no Pinterest. Por lá você vai encontrar diversas ideias bacanas como essas. 😉
Até a próxima!
Fontes: Steal the Look, Viva Decora