Dicas
J8 Imóveis
Espaços multifuncionais: como ter o seu
O ano de 2020 mudou tudo e isso inclui os nossos lares. Para muitos, além do lugar em que descansamos e aproveitamos a família, eles passaram a reunir praticamente todas as atividades do nosso dia a dia como trabalho, exercícios, lazer, momentos de descontração com a família e mais.
Com essa mudança, uma tendência que passou a dominar os projetos de arquitetura são os espaços multifuncionais, ou seja, ambientes que são utilizados para duas ou mais funções. Sabe aquele quarto de hóspedes que é usado como escritório? O closet que vira estúdio? A área gourmet que serve como academia? É disso que estamos falando!
Talvez você esteja pensando em formas de aproveitar melhor os espaços da sua casa. Mas se você não pode criar um do zero, existem algumas formas de adaptar seus ambientes. Quer saber como? Venha conferir essas dicas:
1. Escolha móveis versáteis
Você com certeza vai encontrar peças de móveis que servem para mais de uma função e que funcionem para suas necessidades. Um exemplo clássico são os sofá-camas, que podem ser usados em um quarto de hóspedes que também é um escritório, por exemplo.
Alguns modelos de mesas podem ser usados tanto para refeições, como penteadeira e também para trabalhar ou assistir aulas em casa, especialmente depois que essas práticas entraram em nossa rotina durante o isolamento social. Móveis como estantes e armários também podem ser práticos para guardar móveis embutidos enquanto não estão sendo utilizados, como mesas ou camas.
2. Integre para ganhar espaço
Surgiu a necessidade de um ambiente novo em casa? Uma opção interessante é integrar dois espaços e aproveitar melhor o espaço que sobrou. Sala de jantar e cozinha, por exemplo, podem ser integradas em um mesmo lugar. Se a varanda não é muito utilizada, ela pode ceder alguns metros para um espaço gourmet ou para ampliar sua sala de estar.
3. Otimize seus armários
Armários podem transformar paredes sem uso em locais funcionais.
Pode não parecer, mas em praticamente qualquer lugar cabe um armário. Se você tiver um corredor livre, melhor ainda! Que tal transformá-lo em um closet? Assim, um espaço que antes era só uma passagem ganha um novo uso. Com um bom trabalho de marcenaria, é fácil incluir nichos, estantes e portas nos espaços livres. Se precisar de mais espaço de armazenamento, outra solução são camas e sofás com baús integrados.
4. Para deixar a preguiça de lado
Com a pandemia, a prática de exercícios físicos em casa se tornou cada vez mais popular. E teve muita gente que curtiu a ideia e quer continuar com essa atividade na rotina! Afinal, é uma opção com mais privacidade e flexibilidade de horário. Se esse foi o seu caso, você provavelmente está pensando em como criar sua própria academia.
Para isso, já considerou sua área externa? Em apenas alguns metros, você pode colocar seus equipamentos e acessórios na varanda, terraço ou jardim. Além disso, esses materiais podem ser guardados ou afastados quando não estiverem em uso, criando um ambiente perfeito tanto para mexer seu corpo ou para curtir momentos de lazer ao ar livre.
Temos certeza que essas dicas vão te ajudar a ampliar as possibilidades dos ambientes e criar um espaço multifuncional para chamar de seu!
Não quer perder as novidades e continuar recebendo dicas como essa para sua casa? Então não deixe de seguir a J8 Imóveis no Facebook e Instagram. 😉