Decor
Lareira: um item indispensável para seu inverno
As temperaturas estão baixando e lareiras são uma opção charmosa para deixar seu lar mais aquecido e aconchegante. Aproveite ao máximo a estação mais fria do ano, conhecendo os tipos diferentes de lareiras e cuidados necessários na manutenção.
Os quatro tipos de lareira mais comuns são de lenha, gás, ecológica e elétrica. Independentemente do tipo, é importante colocar lareiras em ambientes bem ventilados para garantir que sempre aconteça a renovação de oxigênio no espaço.
Para ver mais fotos desse imóvel, clique aqui.
A de lenha é mais tradicional e traz um elemento rústico para sua decoração. Este tipo necessita de maior planejamento, pois precisa de chaminé ou dutos de saída da fumaça. Normalmente, o interior é feito de alvenaria, mas o revestimento exterior pode ser de materiais variados, como pedras naturais, inox, madeira, porcelanato ou mármore. Lareiras a lenha também produzem fuligem, então é necessário limpar regularmente. Também é interessante pensar em um espaço próximo para armazenar lenha.
Já nas lareiras a gás, a estrutura necessária é uma ligação com fonte de gás e energia elétrica. Além disso, precisa ser instalada uma caixa de concreto ou alvenaria para inserir os queimadores. Ela dispensa o uso de lenha e chaminé e não gera sujeira da fuligem, mas é fundamental que a instalação seja feita corretamente para evitar incidentes com o gás.
Clique aqui para ver mais fotos desse imóvel.
Outra opção são as lareiras ecológicas: são mais sustentáveis e não requerem grandes alterações no ambiente em que forem instaladas. Funciona a base de álcool/etanol, um combustível menos poluente, e é uma alternativa interessante que não necessita de grandes instalações. Pode ser colocado tanto em ambientes internos, como salas e escritórios, quanto externos, como jardins e varandas, e até ser portátil.
Há também as lareiras elétricas, que precisam ser ligadas à rede de energia elétrica e podem ser embutidas em móveis. Essa opção não produz fuligem e a potência está relacionado ao consumo elétrico. É uma alternativa interessante por não necessitar de chaminés ou grandes alterações na estrutura do ambiente.
Para ver mais fotos desse imóvel, acesse aqui.
Com todas as opções, é fundamental ter cuidado com a lareira em casa. A instalação precisa ser feita corretamente, por profissionais especializados, e é necessário ficar atento quando ela estiver acesa, especialmente se tiver crianças pequenas ou animais de estimação em casa.
E aí, o que achou? Ficou com vontade de ter esse item aconchegante em sua casa?
Continue acompanhando nossas dicas em nosso Facebook, Instagram, blog, e newsletter!
FONTE: Tua Casa e Central das Lareiras