Decor
Minimalismo na decoração: 5 ideias para inovar
Você provavelmente já leu ou ouviu falar sobre minimalismo, certo? O minimalismo é uma tendência que não se resume apenas a um estilo de vida, mas traz possibilidades até para o design de interiores e decoração. Inclusive, o minimalismo vai muito além disso. É uma prática que pode proporcionar criatividade na hora de decorar um ambiente, trazendo sensações de conforto e calma para o seu lar.
A decoração minimalista tem como pilar a sobriedade, desde os tons escolhidos para a pintura à iluminação. Essa estética tem como premissa a frase do arquiteto alemão Ludwig Mies van der Rohe “Less is more” (Menos é mais, em tradução literal). Isso significa que quanto menos elementos na decoração, melhor.
Por isso, separamos 5 ideias minimalistas para você aplicar na decoração da sua casa!
Confira a seguir:
1. Apenas o necessário
Na decoração, o minimalismo tem a função de deixar nos cômodos apenas o que é essencial e, consequentemente, funcional. Então, aproveite para se desfazer de móveis ou objetos que você não vê mais utilidade.
Isso vale para coisas que você já não utiliza há pelo menos dois anos. Então, a melhor forma de escolher o que vai e o que fica, é fazendo uma seleção das coisas que são realmente necessárias e fundamentais na sua rotina, bem como na decoração da sua casa.
2. Tons claros
Para dar uma sensação de amplitude e leveza para os ambientes, opte por tons claros para aproveitar ao máximo a luz natural e trazer mais conforto para cada cômodo. Escolha pinturas com tons de branco, cinza e bege para ter uma facilidade maior em integrar os ambientes.
Dessa forma, os cômodos ficarão mais claros naturalmente, proporcionando uma sensação de bem-estar.
Veja esse exemplo: https://www.j8.com.br/imovel/apartamento-241m2-venda-cabral-68271/
3. Iluminação é tudo
Assim como na hora de decidir sobre um imóvel ou empreendimento, a iluminação é um fator importantíssimo para trazer aconchego para os ambientes do seu lar. Além disso, ela é um fator tão fundamental quanto a própria decoração e escolha de objetos para compor o design de interiores.
Então, use a iluminação natural a seu favor. Escolha objetos que clareiam ainda mais o ambiente e utilize-os nos espaços de cada cômodo.
E que tal ter, além da iluminação perfeita, a vista mais espetacular de Curitiba? Com a J8 você pode: https://www.j8.com.br/imovel/apartamento-367m2-venda-bigorrilho-68339/
4. Linhas e formas
Aposte em móveis e objetos mais retos e com menos formas geométricas para decorar a sua casa. Você pode escolher unificar as laterais de um cômodo, fazer a pintura conforme os móveis (ou seja, acompanhando as linhas retas e as divisões de cada espaço).
É possível, também, decorar os ambientes com tapetes e móveis mais retos. Dessa forma, você garante um ambiente mais clean e sóbrio.
Confira um exemplo clicando aqui: https://www.j8.com.br/imovel/apartamento-212m2-venda-bigorrilho-68458/
5. Plantas ornamentais
Plantas são elementos que trazem vida a projetos minimalistas. Utilizar plantas na decoração é ótimo, também, para dar mais cor aos ambientes e, além disso, elas proporcionam uma sensação de calma – que tem tudo a ver com a tendência minimalista.
Algumas espécies de plantas fáceis de cuidar são: samambaia, jibóia, filodendro, costela de adão, pacová e espada-de-são-jorge.
Aqui vai um exemplo de como incluir plantas ornamentais na decoração: https://www.j8.com.br/imovel/apartamento-364m2-venda-batel-60989/
Gostou das dicas? Nos acompanhe nas redes sociais e não perca nenhuma novidade: Facebook, Instagram, LinkedIn e Pinterest!