Lifestyle
Conheça os patrimônios históricos mais icônicos de Curitiba
Com 328 anos de existência, Curitiba coleciona memórias que ultrapassam os séculos e até hoje se mantém vivas em suas ruas, parques e prédios históricos que são capazes de proporcionar uma verdadeira “volta ao passado” em apenas um passeio.
Mas você sabia que além de conservar a memória da cidade, preservar bens culturais e patrimônios históricos também ajuda o desenvolvimento social e a promoção do turismo sustentável? É por isso que hoje, no dia 17 de agosto, se comemora o Dia Nacional do Patrimônio Histórico!
A data foi escolhida em homenagem a Rodrigo Melo Franco de Andrade, o primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e um dos maiores responsáveis por sua criação em 1937.
E é claro que em uma cidade que, entre tantas características, é marcada por suas charmosas ruas do Centro Histórico e pelas construções antigas que hoje se transformam em monumentos, museus e memoriais, não podia faltar para essa data uma lista com alguns dos patrimônios culturais mais icônicos de Curitiba para você visitar e conhecer! Venha conferir: 👇
Teatro Guaíra
Imagem retirada de: http://www.teatroguaira.pr.gov.br/
Um dos maiores e mais importantes teatros da América Latina, o Guaíra foi inaugurado inicialmente em 1884, com o nome de Theatro São Theodoro, o primeiro teatro oficial do Paraná. Depois de diversas mudanças, inclusive sua reinauguração com o nome “Teatro Guayrá” em 1900, o prédio original foi demolido em 1935, sendo reconstruído no modelo atual entre 1952 e 1974.
Atualmente sua entrada possui um painel frontal em alto relevo do artista curitibano Poty Lazzarotto e seu interior comporta três auditórios, que juntos possuem mais de 2500 lugares. Em resumo, o Guaíra é um ícone de Curitiba que com certeza merece sua visita!
Ruínas de São Francisco
Imagem retirada de: https://www.gazetadopovo.com.br/haus/estilo-cultura/a-historia-das-ruinas-de-sao-francisco-marco-na-paisagem-de-curitiba/
Localizada na Praça João Cândido, as ruínas de São Francisco são os restos da construção inacabada da Igreja de São Francisco de Paula e estão lá desde 1811, quando a capela-mor e a sacristia ficaram prontas. A obra nunca foi terminada pois em 1860 as pedras que iriam finalizá-la foram usadas para erguer a torre da antiga Matriz. Mas suas ruínas permanecem lá até hoje e podem ser admiradas por quem passa pela praça!
Centro Cultural Solar do Barão
Imagem retirada de: https://arquitetandoestilos.com/solar-do-barao-2/
O prédio que abriga esse centro cultural foi concluído em 1883, tendo sido inicialmente lar do Barão do Serro Azul. Após sua morte, se transformou no Quartel do Exército, em 1894, e ainda serviu de residência para a baronesa Maria José Correia e seus filhos, que moravam em um anexo do Solar construído posteriormente.
Atualmente, o complexo do Solar do Barão, que foi restaurado entre 1980 e 1983, é um centro cultural com espaços para exposições e abriga o Museu da Fotografia, Museu da Gravura, Museu do Cartaz, o Centro de Pesquisa Guido Viaro, Sala Scabi, Sala Gilda Belczak, ateliês de xilogravura, litogravura e serigrafia, além da primeira Gibiteca do Brasil. Um lugar que vale a pena conhecer não só pelas suas diversas atrações, mas também pela beleza única e histórica dos seus ambientes!
Catedral de Curitiba
Imagem retirada de: https://www.fotografandocuritiba.com.br/2016/09/catedral-basilica-menor-de-nossa.html
Você sabia que a Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz de Curitiba começou a ser construída em 1876 e foi finalizada em 1893? Um dos patrimônios culturais mais importantes da cidade, a catedral possui estilo neogótico e ocupa o mesmo lugar das suas duas sucessoras: a antiga matriz do século 17 e a primeira de todas, construída em 1720.
Além do seu interior exuberante, a catedral é dedicada e abriga a imagem de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, a padroeira de Curitiba.
Paço da Liberdade
Imagem retirada de: https://clube.gazetadopovo.com.br/noticias/outros/motivos-para-conhecer-o-paco-da-liberdade-em-curitiba/
Restaurado e reinaugurado como “Paço da Liberdade” em 2009, o prédio que hoje é um centro cultural administrado pelo SESC Paraná foi construído entre 1914 e 1916 para ser a sede da Prefeitura de Curitiba, sendo chamado inicialmente de Paço Municipal.
Depois de cumprir essa função até 1969, o Paço passou a ser a sede do Museu Paranaense de 1973 a 2002. Com uma arquitetura eclética repleta de elementos art-nouveau, o prédio foi tombado pelo IPHAN em 1941 e mantém até hoje todas as suas características externas originais!
E aí, ficou com vontade de fazer um tour pelos patrimônios históricos de Curitiba? Vale muito a pena conhecer todos esses de perto e descobrir as histórias que essas construções guardam!
Não deixe também de nos seguir nas nossas redes sociais: Facebook e Instagram.
Até a próxima! 😁
Fontes: Guia Geográfico Curitiba e IPHAN