Dicas
Programações imperdíveis para curtir o inverno em Curitiba
Que Curitiba é linda em qualquer época, já sabemos, mas não podemos negar que o inverno traz um charme único à cidade, principalmente pelas manhãs quando as áreas verdes ainda estão cobertas pela geada e nevoeiro. É simplesmente sensacional!
Mas muito além dos parques, Curitiba tem vários lugares e programas que são ideais para curtir no inverno, seja em casal, em família ou com os amigos. Confira abaixo as programações que separamos para você já colocar na sua lista e não perder:
Feirinhas
Fonte: Gazeta do Povo
A famosa Feira de Inverno da Praça Osório é uma programação clássica e imperdível em todos os anos em Curitiba. Como funciona de segunda a sábado das 9h às 20h, dá para aproveitar o fim do expediente e conferir com calma os artesanatos e as comidas típicas de diversos países.
A dica deste passeio é provar o quentão e o pinhão, que são os mais tradicionais e recomendados da feira, além de combinarem com as temperaturas baixas.
Fonte: Prefeitura de Curitiba
Outra dica de feirinha em Curitiba é a Feira Gastronômica da Praça da Ucrânia, que apesar de durar o ano todo, é um ótimo programa para uma noite de inverno. O horário de funcionamento é toda sexta à noite, das 18h às 22h e conta com diversas barraquinhas de comidas típicas. Uma boa pedida é o clássico pierogi de batata e ricota e de sobremesa um travesseiro de Sintra, um clássico português.
Restaurante Origens
Fonte: TripAdvisor
Não tem como negar que uma das comidas que mais combinam com o inverno é a sopa, e é claro que não deixaríamos de indicar um lugar incrível para você aproveitar.
Agora no inverno, o Restaurante Origens está servindo um buffet de sopas às terças e quintas por um preço fixo de R$59,90. São 6 opções de sopas salgadas e 1 doce, além de pães, queijos e saladas. O restaurante é no Radisson Hotel e é a opção perfeita para aproveitar uma sopa quentinha em uma noite fria.
Santa Felicidade
Saborear uma deliciosa comida italiana é o programa perfeito para curtir no inverno, não é mesmo? O ideal é separar um domingo para ir ao bairro de Santa Felicidade, aproveitando um almoço ou jantar em um dos diversos restaurantes que tem na região, como o Madalosso, e depois passear pelas lojas de móveis e decoração.
Fonte: Viagem e Turismo
As massas são os pratos mais pedidos da região! Em cada cantinho, você encontra diversos tipos, como: macarrão, nhoque e lasanha, com molhos clássicos para saborear! Também é possível incrementar com carnes nobres, polenta, risotos, saladas quentes e ótimos fondues.
Alguns dos pratos tradicionais da região são: a polenta e risoto do Madalosso, os frios e bruschettas do Famiglia Fadanelli, lasanha na manteiga do Restaurante Veneza e a paleta de carneiro com talharim na manteiga e batatas coradas do restaurante Casa dos Arcos.
Vinícola Araucária
Fonte: Vinícola Araucária
Pertinho de Curitiba, em São José dos Pinhais, você pode degustar maravilhosos vinhos e se sentir em uma vinícola na Europa. Sendo pioneira na região, a Vinícola Araucária demonstra há mais de 15 anos o potencial do estado na elaboração de vinhos finos.
Como o vinho e o frio combinam perfeitamente, ir à vinícola é um ótimo passeio para se fazer no inverno. Durante a visita, há uma imersão na elaboração de vinhos, com a passagem entre os vinhedos, conhecendo as etapas de produção e ainda degustando os vinhos. Além disso, todo o espaço é lindo e você pode conferir o restaurante e a loja no local.
Caminho do Vinho
Fonte: Caminho do Vinho
Para quem gosta de chácaras, vinhos e cafés coloniais, o Caminho do Vinho é o passeio perfeito. O roteiro abrange diversos lugares em São José dos Pinhais que ficam em uma grande rua e por isso você pode planejar quais deseja visitar.
São mais de 40 estabelecimentos, que variam entre: vinícolas, cafés coloniais, restaurantes, espaços de lazer, espaços históricos, cervejarias, docerias e muito mais. E o melhor de tudo, são produções artesanais e com produtos e mão de obra locais. Indicamos um almoço no Frutos da Terra, tomar um quentão no Caramelle, comer chocolates de Gramado e ir ao Café Colonial Casa Bela.
Terrazza 40
O restaurante Terrazza 40 oferece uma experiência gastronômica única na cidade! Instalado na cobertura do edifício Champagnat Tower, o Terrazza é o primeiro restaurante panorâmico de Curitiba, oferecendo uma vista espetacular.
Fonte: Bar do Celso
Além da vista, a gastronomia do lugar é diferenciada. Com confeitaria, restaurante e bistrô romântico, você pode aproveitar o espaço tanto no almoço, quanto no café e no jantar. Possui também uma extensa carta de vinhos, com 150 rótulos brasileiros e diversos outros dos melhores terroirs do mundo.
Le Réchaud
Fonte: Le Réchaud
Para curtir um programa à noite no inverno curitibano a indicação é ir no Le Réchaud. Seu ambiente aconchegante conta com uma lareira central e coifas individuais em cada mesa, trazendo o máximo de conforto aos clientes.
O restaurante é especializado em crêpes e fondues, e oferece uma boa carta de vinhos. Seja para uma reunião de negócios ou um jantar romântico, o Le Réchaud é o lugar para ir quando está aquele friozinho.
Cafeterias
Fonte: Prestinaria
Trouxemos três lugares incríveis para quem busca um bom café e deliciosos acompanhamentos em um dia frio. A Prestinaria é conhecida pela sua variedade de pães caseiros e pelo seu cardápio cheio de opções que podem ser saboreados a qualquer hora do dia.
Fonte: Santo Grão
Para quem gosta de livros, o Santo Grão é uma cafeteria dentro da Livraria da Vila, no shopping Pátio Batel. Você pode degustar um dos diversos blends de café enquanto lê um livro em um espaço aconchegante.
Fonte: Gazeta do Povo
Você também pode aproveitar aquele gostinho de café americano na Starbucks. O espaço da filial do Batel foi inspirado nas construções de Nova Iorque e seu cardápio variado conta com: frappuccinos, mochas, cappuccinos, chocolates, sanduíches, donuts e muffins.
O legal da Starbucks é que sempre tem bebidas especiais dependendo da época do ano, agora no inverno, por exemplo, tem as bebidas de avelã choco-caramelo.
Experiências que valem a pena
Todas essas dicas mostram como a região de Curitiba oferece experiências variadas, para todos os gostos e para qualquer estação do ano. Mesmo no inverno, com aquele friozinho que não dá vontade de sair de casa, há lugares e programas que combinam perfeitamente com a época e garantimos que você não vai se arrepender de conhecer.
Se você gostou das dicas que trouxemos no blog, nos siga no Facebook e Instagram e tenha acesso a mais outros conteúdos interessantes!
Fonte: Gazeta do Povo, Vinícola Araucária, Le Réchaud, Prestinaria e Santo Grão.